segunda-feira, 25 de abril de 2016

VERDADES "INCÓMODAS" PARA O POVO REMANESCENTE!

Há muitos membros do povo remanescente de Deus que ACREDITAM, sincera e piamente (e disto não tenho a MENOR DÚVIDA!), que A FORMA MAIS OUSADA de hoje fazermos EVANGELISMO EFETIVO, é avançarmos, decididamente, na denúncia dos poderes corruptos que nos cercam. Contudo, quando estudo a Bíblia mais a fundo, NÃO É ISTO que eu encontro, COMO REGRA GERAL (digo bem: como REGRA GERAL, não como excecões, que só confirmam a regra!).

Por isso, é minha convicção que:
1º) Ainda não chegou a PLENITUDE do tempo para dizermos tudo!
2º) Que, por enquanto, o Senhor pode servir-se de certos poderes corruptos (como o papado católico-romano) para cumprir os Seus planos e desígnios!

Eu já sei que alguns vão querer me "crucificar", mas, mesmo que pensem que não podem, DE FORMA ALGUMA, concordar comigo, queiram, por favor, prestar alguma consideração ao seguinte:
Quanto ao PRIMEIRO PONTO, permitam-me dizer-lhes que eu acredito piamente que será no PERÍODO DO ALTO CLAMOR (período que estará compreendido DESDE a saída do decreto dominical mundial ATÉ ao final do tempo da Graça), que a mensagem que deverá SACUDIR o mundo inteiro será dada sem quaisquer reservas, mas na sua PLENITUDE TOTAL (passo o pleonasmo!). Obviamente que isto NÃO SIGNIFICA que, individualmente, eu e qualquer um de vós, crentes na Verdade Presente, não possamos e não DEVAMOS mesmo transmitir essa Verdade Presente, agora!

Mas, uma coisa vos posso garantir: por muito INTENSA que possa ser a apresentação da Verdade Presente agora, ela estará longe de "chegar aos calcanhares" do poder com que ela será transmitida no tempo do Alto Clamor!

E quanto a não dizermos tudo agora, EM TERMOS DE CRÍTICAS ÀS AUTORIDADES RELIGIOSAS DO NOSSO TEMPO, eu tomo COMO EXEMPLO SUPREMO o ministério do nosso Senhor Jesus Cristo, pois Ele, claramente, SÓ COMEÇOU A CRITICAR as autoridades religiosas do Seu tempo (ver: Lucas 20:45-47; Marcos 12:38-40 e sobretudo Mateus 23:1-36) MESMO NA "RETA FINAL" do Seu ministério terrestre (a DIAS de ser preso e morto!), E NÃO ANTES DISSO!

Se não concordam comigo (e têm TODA A LIBERDADE para não concordarem!), então empreendam uma pesquisa, na Bíblia e no Espírito de Profecia, e provem-me que eu estou errado! Se o fizerdes, GARANTO-VOS que renunciarei, DE IMEDIATO, a esta minha convicção!

Em resumo: é tempo para proclamarmos as verdades essenciais para este tempo? CLARO QUE SIM! Mas isso NÃO É SINÓNIMO de nos sentirmos na liberdade, com alguns se sentem, de CRITICAR ABERTAMENTE as autoridades religiosas do nosso tempo! Esse tempo há de chegar, mas ainda não chegou na sua plenitude! Percebem a DIFERENÇA?

EM QUE MOMENTO do seu discurso é que Estêvão, o primeiro mártir cristão, CRITICOU ABERTAMENTE as autoridades religiosas do seu tempo, dizendo-lhes isto: "Homens de dura cerviz e incircuncisos de coração e de ouvidos, vós sempre resistis ao Espírito Santo; assim como fizeram vossos pais, também vós o fazeis. Qual dos profetas vossos pais não perseguiram? Eles mataram os que anteriormente anunciavam a vinda do Justo, do qual vós agora vos tornastes traidores e assassinos, vós que recebestes a lei por ministério de anjos e não a guardastes." (Atos 7:51-53)? Não foi mesmo no final do seu discurso? Reparem no tom do seu discurso, proferido diante do Sinédrio (a "Assembleia da República" da nação judaica daquele tempo), nos versículos 2 a 50 do mesmo capítulo 7 de Atos! Um discurso sem quaisquer acusações, mas NEM POR ISSO deixando de apresentar verdades cruciais para aquele tempo! Reparem: 48 versículos contendo um discurso não ofensivo, e APENAS 3 versículos (no final!) apresentando um discurso "ofensivo", mas não menos verdadeiro!

Sabem o que Ellen G. White diz a respeito da MUDANÇA REPENTINA no tom do discurso de Estêvão? Diz isto:
"Ao atingir Estêvão este ponto [o que ele disse até ao versículo 50], houve um tumulto entre o povo. Quando estabeleceu conexão entre Cristo e as profecias, e falou, como fizera, a respeito do templo, o sacerdote, pretendendo estar tomado de horror, rasgou as vestes. Para Estêvão, esse ato foi um sinal de que a sua voz logo seria silenciada para sempre. Viu a resistência que encontraram as suas palavras, e compreendeu que estava a dar o seu último testemunho. Embora ainda estivesse no meio do seu sermão, concluiu-o abruptamente. Interrompendo subitamente o relato da história que vinha seguindo, e volvendo-se para os seus juízes enfurecidos, exclamou: “Homens de dura cerviz, e incircuncisos de coração e ouvido: vós sempre resistis ao Espírito Santo; assim vós sois como vossos pais. A qual dos profetas não perseguiram vossos pais? Até mataram os que anteriormente anunciaram a vinda do Justo, do qual vós agora fostes traidores e homicidas; vós, que recebestes a lei por ordenação dos anjos, e não a guardastes”. Atos 7:51-53." (Atos dos Apóstolos, pág. 55 da edição online)

Reparem: EGW diz-nos que ele "embora ainda estivesse no meio de seu sermão, concluiu-o abruptamente."! Porquê? Porque percebeu CLARAMENTE que "a sua voz logo seria silenciada para sempre"! E então, SÓ NAQUELE MOMENTO, desferiu uma crítica "impiedosa" contra aqueles dirigentes religiosos CORRUPTOS! Mas NÃO ANTES DISSO!

Não tinha Jesus FEITO EXATAMENTE O MESMO? Quando percebeu que, em breve, "a Sua voz logo seria silenciada para sempre", então NESSE MOMENTO (e SÓ NESSE MOMENTO!) desferiu as críticas com que "fulminou" aquela "raça de víboras" (Mateus 23:33)!

Temos que, como Jesus muito bem disse, ser "PRUDENTES como as serpentes e símplices como as pombas" (Mateus 10:16), SOB PENA de corrermos, DESNECESSARIAMENTE, o risco de colocarmos em causa o ministério que o Senhor nos confiou! Jesus, MUITAS VEZES, durante o tempo "normal" do Seu ministério, não pediu que não fizessem publicidade dEle ou daquilo que Ele tinha dito? Se não acreditam, tomem o tempo para lerem estes versículos bíblicos: Marcos 1:43-44; 3:11-12; 5:43; 7:24, 36; 8:26, 30; 9:9, 10, 30-31.

Prezados irmãos e amigos: deixem-me claramente dizer-vos isto: por vezes, fico ESTUPEFACTO com a falta de conhecimento, de sabedoria e sobretudo de tato que tantos, no nosso meio, têm! Uns têm, CLARAMENTE, falta de zelo e de fervor em transmitirem as verdades essenciais para este tempo! Mas outros, talvez (não sei!), para "COMPENSAREM" a falta de zelo dos outros, manifestam zelo "a mais" (claro que NUNCA pode haver um BOM zelo a mais!), isto é, manifestam um zelo que NÃO É equilibrado por uma VISÃO COMPLETA de tudo o que está escrito! Dão grande ênfase a ALGUMAS COISAS QUE, REALMENTE, ESTÃO ESCRITAS, mas "fazem vista grossa" ou simplesmente ignoram ou não conhecem OUTRAS COISAS, QUE TAMBÉM ESTÃO ESCRITAS!

Fazem-me lembrar os fariseus a quem Jesus disse isto: "Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque dais o dízimo da hortelã, do endro e do cominho e tendes negligenciado OS PRECEITOS MAIS IMPORTANTES DA LEI: A JUSTIÇA, A MISERICÓRDIA E A FÉ; devíeis, porém, fazer estas coisas, sem omitir aquelas!" (Mateus 23:23; minha ênfase em maiúsculas). Ou seja, aqueles homens "tão religiosos" eram tão "miudinhos" em dizimarem até as ervinhas mais pequenas, e esqueciam, ou melhor, NEGLIGENCIAVAM, aquilo que o próprio Senhor Jesus definiu como sendo "os preceitos mais importantes da lei: a justiça, a misericórdia e a fé"!!! Hoje, vê-se algo MUITO SEMELHANTE no nosso meio: não há preocupação em dizimar ervinhas, mas alguns só falam em determinados assuntos (CORRETOS, diga-se de passagem!), mas NEGLIGENCIAM outros, porventura "mais importantes"! Devíamos "fazer estas coisas, sem omitir aquelas", como Jesus instruiu àqueles homens, no passado, e nos instrui a nós, hoje!

O que fazer com textos como o de Apocalipse 22:18 e 19 que nos repreendem, quer por fazermos "qualquer acréscimo" ao que está escrito, quer por "tirar qualquer coisa" ao que está escrito? HAJA COERÊNCIA!

Mais uma vez vos digo: podem não concordar comigo, ou mesmo NÃO QUERER concordar comigo! SOIS ABSOLUTAMENTE LIVRES de tomardes a opção QUE QUISERDES TOMAR! Mas uma coisa vos digo IGUALMENTE: se estais convictos de que já chegou o tempo para dizerdes tudo - inclusive para criticarem as autoridades religiosas do nosso tempo - então façam (ou continuem a fazer) isso mesmo! Quem sou eu para vos impedir! Mas, nesse caso, NÃO CONTEM COMIGO!

Eu prefiro seguir este conselho inspirado: "Oh, quão cuidadoso deve ser cada obreiro para não correr adiante do Mestre, mas seguir onde Ele mostrar o caminho! Como alegraria aos inimigos da nossa fé lançar mão de qualquer declaração feita por nosso povo que exija retratação! Devemos agir discreta, sensatamente, pois esta é a nossa força; pois então Deus operará connosco, e por nós, e em nosso favor." (Testemunhos para Ministros e Obreiros Evangélicos, pág. 228)

"Muitos desviarão o olhar dos deveres atuais, do conforto e das bênçãos no presente, e tomarão emprestado aflições com respeito à crise futura. Isso causará um tempo de angústia antecipado, e não receberemos graça para tais aflições antecipadas." (Mensagens Escolhidas, vol. 3, págs. 383-384).
Quanto ao SEGUNDO PONTO: Deus PODE AGIR OU FAZER CUMPRIR OS SEUS PLANOS, MESMO ATRAVÉS DE AGENTES OU PODERES CORRUPTOS! Não acreditam? Então, como interpretam textos bíblicos, como estes:
- "Ai da ASSÍRIA, CETRO DA MINHA IRA! A vara em sua mão é o instrumento do MEU FUROR." (Isaías 10:5; minha ênfase em maiúsculas). E a Assíria tinha feito isto:
"Verdade é, SENHOR, que os reis da Assíria assolaram todos os países e suas terras." (Isaías 37:18);
"Já tens ouvido o que fizeram os reis da Assíria a todas as terras, como as destruíram totalmente;" (Isaías 37:11).
- "porque o SENHOR dos Exércitos os abençoará, dizendo: Bendito seja o EGITO, MEU POVO, e A ASSÍRIA, OBRA DE MINHAS MÃOS, e Israel, minha herança." (Isaías 19:25; minha ênfase em maiúsculas)

Leram bem? A Assíria, um reino ou império totalmente corrupto (se ainda têm dúvidas, vejam o que diz o livro de Naum, que fala da cidade de Nínive, que era a CAPITAL da Assíria!), e Deus a dizer que a Assíria era o "cetro da [SUA] ira", e "o instrumento do [SEU] furor"? Como poderia ser? Pois bem, É ISSO MESMO que a Bíblia nos diz!

Deus, ao comandar a história das nações, tem MUITAS VEZES permitido que o mal (de uns) PUNA o mal (de outros)! Mas, essa nação ímpia (a Assíria) veio ela, igualmente, a ser punida pelo Senhor? Claro que sim (vejam: Isaías 10:12; 24-25; 14:25; 30:31-32; 31:8 e o livro de Naum)!
- "Portanto, assim diz o SENHOR dos Exércitos: Visto que não escutastes as Minhas palavras, eis que [Eu] mandarei buscar todas as tribos do Norte, diz o SENHOR, como também a Nabucodonosor, rei da Babilónia, MEU SERVO, e os trarei contra esta terra, contra os seus moradores e contra todas estas nações em redor, e os destruirei totalmente, e os porei por objeto de espanto, e de assobio, e de ruínas perpétuas." (Jeremias 25:8-9).

O QUÊ??? Deus disse mesmo isto: "Nabucodonosor, rei da Babilónia, MEU SERVO"??? Poderá, HOJE, o Senhor DIZER O MESMO do ATUAL REI DA BABILÓNIA, o papa? A Bíblia não fala de uma Babilónia, no tempo do fim (ver: Apocalipse 14:8; 16:19 e os capítulos 17 e 18)? Tenham MUITO CUIDADO e REFLITAM BEM ANTES de responder!!! E reparem que vos estou a apresentar O QUE ESTÁ ESCRITO, NÃO OPINIÕES MINHAS!!!

Mas há mais:
"Agora, eu entregarei todas estas terras ao poder de Nabucodonosor, rei da Babilónia, MEU SERVO; e também lhe dei os animais do campo para que o sirvam. TODAS AS NAÇÕES SERVIRÃO A ELE [não parece isto uma DESCRIÇÃO EXATA do poder que a Babilónia do tempo do fim terá?], a seu filho e ao filho de seu filho, até que também chegue a vez da sua própria terra [não chegará, IGUALMENTE, o tempo em que a Babilónia ATUAL cairá?], quando muitas nações e grandes reis o fizerem seu escravo." (Jeremias 27:6-7).

Agora, amigos, "APERTEM BEM O CINTO", para não "desmaiarem":
"Se alguma nação e reino não servirem o mesmo Nabucodonosor, rei da Babilónia, e não puserem o pescoço debaixo do jugo do rei da Babilónia, a essa nação castigarei com espada, e com fome, e com peste, diz o SENHOR, até que Eu a consuma pela sua mão." (Jeremias 27:8)
"Mas a nação que meter o pescoço sob o jugo do rei da Babilónia e o servir, Eu a deixarei na sua terra, diz o SENHOR, e lavrá-la-á e habitará nela." (Jeremias 27:11)
"Também falei aos sacerdotes e a todo este povo, dizendo: Assim diz o SENHOR: Não deis ouvidos às palavras dos vossos profetas que vos profetizam, dizendo: Eis que os utensílios da Casa do SENHOR voltarão em breve da Babilónia. É mentira o que eles vos profetizam. Não lhes deis ouvidos, SERVI AO REI DE BABILÓNIA E VIVEREIS; por que se tornaria esta cidade em desolação?" (Jeremias 27:16-17)

Ai, ai, ai: já estou a imaginar alguns de vós a ficardes com GRANDES "NÁUSEAS"! Mas não precisam de "VOMITAR", tenham calma!

Mas, ANTES de prosseguir, deixem-me perguntar-vos uma coisa: normalmente comparamos a Babilónia atual com a antiga, verdade ou não? Sim, comparamos! E fazemos MUITO BEM em comparar, PORQUE "o espírito" da ATUAL Babilónia é IGUALZINHO "ao espírito" da antiga Babel e da antiga Babilónia, e mesmo da antiga "Babilónia" do tempo do Novo Testamento, a saber, Roma pagã (ver: 1 Pedro 5:13)! E então? Essa COMPARAÇÃO, que é ABSOLUTAMENTE LEGÍTIMA, só serve para umas coisas, e para outras, não? Queremos SOMENTE TOMAR EM CONSIDERAÇÃO AQUILO QUE NOS INTERESSA, e deixar de parte o que não nos convém?

E, já agora, uma outra questão: como é que vocês acham que as palavras do profeta Jeremias (que era o VERDADEIRO profeta!) foram recebidas pelo antigo povo de Judá, ele que dizia que deveriam servir "ao rei de Babilónia" para viverem? E como seriam recebidas as palavras dos FALSOS PROFETAS que diziam que NÃO deveriam servir ao rei de Babilónia: "Não deis ouvidos às palavras dos profetas, que vos dizem: Não servireis ao rei de Babilónia. É mentira o que eles vos profetizam. Porque não os enviei, diz o SENHOR, e profetizam falsamente em Meu nome, para que eu vos expulse e pereçais, vós e eles que vos profetizam." (Jeremias 27:14-15)?
Quem é que, DE TODA A APARÊNCIA, parecia ser o falso profeta e quem é que parecia ser os verdadeiros profetas?
Iria a antiga Babilónia conhecer a IRA de Deus e a DESTRUIÇÃO? Absolutamente! E irá a ATUAL Babilónia conhecer, IGUALMENTE, a IRA de Deus e a DESTRUIÇÃO? Sem qualquer dúvida!

Reparem o que Deus disse da antiga Babilónia:
"Porque eis que EU SUSCITAREI e [EU] FAREI subir contra a Babilónia um conjunto de grandes nações da terra do Norte, e se porão em ordem de batalha contra ela; assim será tomada. As suas flechas serão como de destro guerreiro, nenhuma tornará sem efeito." (Jeremias 50:9) A minha ênfase em maiúsculas, neste versículo, serve para mostrar que Deus ASSUME, para Si mesmo, a luta contra Babilónia, mas isso seria ATRAVÉS de quem, na prática? Através de "um conjunto de grandes nações da terra do Norte", sobretudo dos medos: "Eis que eu despertarei contra eles [os babilónios] OS MEDOS, que não farão caso da prata, nem tampouco desejarão ouro. Os seus arcos ferirão os jovens, e eles não terão misericórdia dos bebés, nem olharão com compaixão para as crianças. Babilónia, a jóia dos reinos, o esplendor do orgulho dos babilónios, será destruída POR DEUS [novamente Deus a ASSUMIR algo que foi feito por seres humanos, provando assim que os medos estavam a CUMPRIR OS PLANOS DE DEUS], à semelhança de Sodoma e Gomorra." (Isaías 13:17-19).
"Portanto, assim diz o SENHOR dos Exércitos, o Deus de Israel: Eis que [EU] CASTIGAREI o rei da Babilónia e a sua terra, como [EU] CASTIGUEI o rei da Assíria." (Jeremias 50:18; minha ênfase em maiúsculas)

"[Eu] Lancei-te o laço, ó Babilónia, e foste presa, e não o soubeste; foste surpreendida e apanhada, porque contra o SENHOR te entremeteste." (Jeremias 50:24). Pergunto: a Babilónia ATUAL, também se intromete "contra o SENHOR"? Claro que SIM! Então, é CORRETA a COMPARAÇÃO entre a antiga e a atual Babilónia, sim ou não? E se é, por que é correta a comparação para umas coisas, e não é para outras? Temos, obviamente, de ACEITAR O TODO e NÃO APENAS UMA PARTE!

"Ouve-se a voz dos que fugiram e escaparam da terra da Babilónia, para anunciarem em Sião A VINGANÇA DO SENHOR, nosso Deus, A VINGANÇA DO SEU TEMPLO [que estava em Jerusalém]. Convocai contra Babilónia a multidão dos que manejam o arco; acampai-vos contra ela em redor, e ninguém escape. RETRIBUÍ-LHE SEGUNDO A SUA OBRA; conforme tudo o que fez, ASSIM FAZEI A ELA; porque se houve arrogantemente contra o SENHOR, contra o Santo de Israel." (Jeremias 50:28-29; minha ênfase em maiúsculas)

"Fugi do meio da Babilónia, e cada um salve a sua vida; não pereçais na sua maldade; porque É TEMPO DA VINGANÇA DO SENHOR: ELE LHE DARÁ A SUA PAGA." (Jeremias 51:6)

Esta expressão "tempo da vingança do SENHOR", faz-me lembrar este texto: "A Mim me pertence a vingança, a retribuição, A SEU TEMPO," (Deuteronómio 32:35). E quando é que chega esse "Seu tempo"? A resposta vem no versículo seguinte: "Porque o SENHOR fará justiça ao Seu povo e se compadecerá dos Seus servos, QUANDO VIR QUE O SEU PODER SE FOI, e já não há nem escravo nem livre." (Deuteronómio 32:36).

Pode, então, como afirmei, o Senhor servir-se, HOJE, do papado para cumprir os Seus planos? Claro que sim! Da MESMA FORMA que se serviu de Babilónia, no passado: "A Babilónia era um copo de ouro NA MÃO DO SENHOR, o qual embriagava a toda a terra; do seu vinho beberam as nações; por isso, enlouqueceram. " (Jeremias 51:7; minha ênfase em maiúsculas).

Não nos é familiar esta linguagem - "copo de ouro" (ou "cálice de ouro" - Apocalipse 17:4), "embriagava a toda a terra" ("e com o vinho da sua devassidão foi que se embebedaram os que habitam na terra" - Apocalipse 17:2)? Sim, é! E não diz o texto de Jeremias que o "copo de ouro" com que Babilónia "embriagava a toda a terra" estava "NA MÃO DO SENHOR"?

Mas vocês poderão dizer-me: mas, pastor, Deus não quer enganar a ninguém! Sim, claro que não quer enganar a ninguém, MAS, não disse o apóstolo Paulo que, àqueles que "não acolheram o amor da verdade para serem salvos", "DEUS lhes manda a operação do erro, para darem crédito à mentira, a fim de serem julgados todos quantos não deram crédito à verdade; antes, pelo contrário, deleitaram-se com a injustiça." (2 Tessalonicenses 2:10-12)?

JÁ PERCEBERAM, AGORA, o que eu, REALMENTE, quero transmitir? Um CONCEITO BÍBLICO, não meu!

E, por último: não disse o apóstolo Paulo isto: "Todo homem esteja sujeito às autoridades superiores; porque não há autoridade que não proceda de Deus; e as autoridades que existem foram por ele instituídas. De modo que aquele que se opõe à autoridade resiste à ordenação de Deus; e os que resistem trarão sobre si mesmos condenação." (Romanos 13:1-2)? Paulo escreveu isto para quem?

Não para os coríntios, nem para os tessalonicenses, nem para os filipenses, nem para os gálatas ou os efésios, mas para... os ROMANOS!!! Ou seja, para aqueles crentes que, por habitarem no "epicentro" do próprio império romano, ou seja, a sua cidade capital, Roma, estariam certamente mais despertos para as abominações que as autoridades de tal império certamente cometiam! E, pergunto: não é, HOJE, o atual império romano, uma "autoridade superior"? Certamente que sim!

Tal como no tempo de Jeremias, tal como no tempo do apóstolo Paulo, TAL COMO HOJE, a mensagem para o povo de Deus FOI SEMPRE A MESMA: NOS SUBMETERMOS ÀS AUTORIDADES DOMINANTES, ATÉ ONDE A NOSSA CONSCIÊNCIA NOS PERMITIR IR! E a nunca levantarmos a nossa voz, em críticas abertas e ousadas, A NÃO SER quando notarmos que a nossa "voz logo será silenciada para sempre"!

Que o nosso bom Deus nos dê a sabedoria e o discernimento para sabermos viver as nossas vidas de forma SÁBIA, como "pombas", mas também como "serpentes" (Mateus 10:16).

VER FONTE

Sem comentários:

Enviar um comentário