segunda-feira, 25 de abril de 2016

EXAMINE-SE A SI MESMO: SOU EU UM/A FILHO/A DE DEUS?

Ao contrário do que afirma um crescente discurso religioso que procura ser, para dizer o mínimo, "politicamente correto", nem todos os seres humanos são filhos ou filhas de Deus! Todos os seres humanos são CRIATURAS de Deus (quer acreditem em Deus e O sirvam, quer não), pois nos é dito que "de um só fez toda a raça humana para habitar sobre toda a face da terra" (Atos 17:26), mas os que são FILHOS DE DEUS são UNICAMENTE aqueles que SATISFAZEM CONDIÇÕES claramente explicitadas na Bíblia, a Palavra de Deus.

Será que é legítimo e conveniente nos testarmos ou nos examinarmos a nós próprios? A Bíblia não só afirma que sim, como inclusivamente nos ACONSELHA a fazermos isso mesmo: Examinai-vos a vós mesmos se realmente estais na fé; provai-vos a vós mesmos. Ou não reconheceis que Jesus Cristo está em vós? Se não é que já estais reprovados." (2 Coríntios 13:5). Para saber se é um filho ou filha de Deus, e que não está já reprovado/a, então examine-se a si mesmo à luz dos seguintes CRITÉRIOS ESSENCIAIS:

O PRIMEIRO CRITÉRIO a tomar em consideração é ter recebido a Jesus Cristo como seu Salvador e Senhor: "Mas, a TODOS QUANTOS O RECEBERAM, deu-lhes o poder de serem feitos FILHOS DE DEUS, a saber, aos que creem no Seu nome; os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem [expressões estas que se referem claramente ao nosso nascimento natural ou físico, e que é absolutamente irrelevante para a nossa titularidade de "filhos de Deus"], mas de Deus." (João 1:12-13). Contudo, fazer profissão de ter recebido Jesus Cristo como seu Salvador e Senhor não torna, necessariamente, alguém Seu discípulo genuíno, daí a advertência "examinai-vos a vós mesmos se realmente estais na fé", não se dê o caso de poderdes estar já "reprovados"! Por conseguinte, um OUTRO critério torna-se certamente necessário, sobretudo para aqueles que vivem em sociedades e culturas tradicionalmente "cristãs", onde dizer (ou apenas pensar) que se é cristão já faz parte da cultura circundante!

O SEGUNDO GRANDE CRITÉRIO é ser guiado pelo Espírito Santo: "Pois todos os que SÃO GUIADOS pelo Espírito de Deus são FILHOS DE DEUS" (Romanos 8:14). Mas, uma vez mais, muitos poderão pensar que estão a ser, efetivamente, guiados "pelo Espírito de Deus", quando, na realidade, poderão estar a ser guiados por um outro espírito, a saber, pelo "deus deste século" (2 Coríntios 4:4).

De modo que a próxima grande questão essencial é esta: como poderei eu saber que estou a ser efetivamente guiado "pelo Espírito de Deus", para assim poder ter A CERTEZA de que sou um filho (ou filha) de Deus?

1º) Quando Jesus esteve nesta terra disse que "o Espírito da Verdade, Ele vos guiará a TODA A VERDADE" (João 16:13). Se você, desde que entregou a sua vida, pela fé, ao Senhor Jesus Cristo, começou a sentir um FORTE e INTENSO DESEJO DE CONHECER cada vez mais e melhor A VERDADE BÍBLICA, então pode ter a certeza de que esse desejo lhe é implantado no coração... pelo Espírito Santo, e que você está a ser guiado por Ele, porque, repito, Jesus disse que o Espírito Santo agiria no sentido de guiar "os filhos de Deus" "a toda a Verdade"! Se a descoberta da Verdade é um dos seus princípios motivadores de base, então dê glória a Deus, pois o Espírito Santo está efetivamente guiando a sua vida! "Se buscares a sabedoria [ou a Verdade, que está na base da verdadeira sabedoria] como a prata e como a tesouros escondidos a procurares, então, entenderás o temor do SENHOR e acharás o conhecimento de Deus." (Provérbios 2:4-5).

2º) De acordo com o Senhor Jesus, faz parte dessa "toda a verdade" à qual "o Espírito da Verdade" guiará os "filhos de Deus"... "as coisas que hão de vir" (ver: João 16:13). E que palavra é habitualmente utilizada e que compreende "as coisas que hão de vir"? É a palavra "profecia", que, no seu sentido mais estrito, se refere a previsões de acontecimentos futuros. Por outras palavras, se o "Espírito da verdade" verdadeiramente o está a guiar, ENTÃO você sentirá igualmente um DESEJO INTENSO DE ESTUDAR AS PROFECIAS BÍBLICAS. Isto é, quererá conhecer "TODA A VERDADE", que compreende igualmente "AS COISAS QUE HÃO DE VIR". Se é verdade que "não havendo profecia, o povo se corrompe" (Provérbios 29:18), então o inverso é certamente correto, isto é, havendo profecia, o povo livra-se da corrupção! E, não será esse precisamente um dos objetivos que o Espírito Santo tem para a sua e a minha vida? Certamente que sim! Ellen White escreveu: "Há necessidade de mais íntimo estudo da Palavra de Deus; especialmente devem Daniel e Apocalipse [livros proféticos por excelência] merecer a atenção como nunca dantes na história da nossa obra. ...

A luz que Daniel recebeu de Deus foi dada especialmente para estes últimos dias." (Testemunhos para Ministros e Obreiros Evangélicos, págs. 112 e 113) Portanto se você já estudou, está a estudar ou quer estudar esses livros bíblicos proféticos com afinco e dedicação, então, uma vez mais, LOUVE A DEUS de todo o seu coração, PORQUE "o Espírito da Verdade" está SEGURAMENTE a guiá-lo/a!

3º) O Espírito Santo guia-nos para a obediência: "Porei dentro de vós o Meu Espírito e farei que andeis nos Meus estatutos, guardeis os Meus juízos e os observeis." (Ezequiel 36:27). E também no Novo Testamento esta certeza é reiterada: "a fim de que o preceito da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, MAS SEGUNDO O ESPÍRITO." (Romanos 8:4). Consequentemente, se após a entrega da sua vida a Deus você sentiu e ainda sente um genuíno DESEJO DE COLOCAR A SUA VIDA EM TOTAL CONFORMIDADE COM OS PRECEITOS DA LEI DE DEUS, então tem mais uma razão para louvar a Deus, pois seguramente que você está a ser guiado "pelo Espírito de Deus" e é assim um/a filho/a de Deus! E esta realidade está em PLENA SINTONIA com o que Jesus afirmou: "Se Me amais, guardareis os Meus mandamentos" (João 14:15). E uma vez que "qualquer que guarda toda a lei, mas tropeça num só ponto, se torna culpado de todos" (Tiago 2:10), É IMPOSSÍVEL que o Espírito Santo, ao guiá-lo na sua vida (especialmente na sua consciência - ver: Romanos 9:1), o leve a querer apenas guardar uns mandamentos à exclusão de outros: "Porquanto, Aquele que disse: Não adulterarás também ordenou: Não matarás. Ora, se não adulteras, porém matas, vens a ser transgressor da lei." (Tiago 2:11).

4º) Se você está a ser guiado pelo Espírito Santo, então certamente que Este já lhe fez compreender que o seu corpo é o "templo" ou o "santuário" onde Ele quer habitar consigo: "Não sabeis que sois santuário de Deus e que o Espírito Santo habita em vós? Se alguém destruir o santuário de Deus, Deus o destruirá; porque o santuário de Deus, que sois vós, é sagrado." (1 Coríntios 3:16-17); "Acaso não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por preço. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo." (1 Coríntios 6:19-20); E como podemos nós glorificar a Deus no nosso corpo? A resposta não poderia ser mais clara: "Portanto, quer COMAIS, quer BEBAIS, ou FAÇAIS OUTRA COISA QUALQUER, fazei tudo para a GLÓRIA DE DEUS." (1 Coríntios 10:33). A ilação a retirarmos destes versículos é mais do que óbvia: se você sente um genuíno e sincero desejo de colocar de lado alimentos imundos ou inapropriados, e de utilizar de forma inteligente e temperante todos os alimentos apropriados, então você está mesmo a ser guiado pelo Espírito Santo e é assim um genuíno filho ou filha de Deus!

5º) O Espírito Santo o guiará para que você seja uma testemunha eficaz das verdades que descobriu e vive! Disse Jesus: "mas recebereis poder, ao descer sobre vós o ESPÍRITO SANTO, e sereis MINHAS TESTEMUNHAS tanto em Jerusalém [figurativamente falando: na sua igreja local], como em toda a Judeia [a Igreja mundial] e Samaria e até aos confins da terra [a TODAS as outras criaturas do Senhor, independentemente da sua nacionalidade, cultura, raça, ideologia ou religião]." (Atos 1:8) Se você já sentiu e ainda sente O MESMO que o profeta Jeremias sentiu - "Quando pensei: não me lembrarei dEle e já não falarei no Seu nome, então, isso me foi no coração como fogo ardente, encerrado nos meus ossos; já desfaleço de sofrer e não posso mais" (Jeremias 20:9) - ou o que o apóstolo Paulo sentiu - "Se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, pois sobre mim pesa essa OBRIGAÇÃO [e não opção]; por que AI DE MIM SE NÃO PREGAR O EVANGELHO" (1 Coríntios 9:16) - então tem aqui MAIS UMA PROVA de que o Espírito Santo o está a guiar, reconhecendo-o/a assim como Seu filho ou filha!

6º) Se o que o motiva acima de tudo no testemunho que dá é RECONCILIAR OUTROS COM DEUS E UNS COM OS OUTROS [atenção: esta obra NÃO PODE ser separada das outras acima mencionadas], então seguramente que você está a ser guiado pelo Espírito Santo, pois Jesus, no Seu Sermão da Montanha, disse que "os pacificadores... serão chamados FILHOS DE DEUS" (Mateus 5:9), e o apóstolo Paulo enfatizou que Deus "nos confiou a palavra da reconciliação", "de sorte que somos embaixadores em nome de Cristo, como se Deus exortasse por nosso intermédio." E Paulo afirmou mesmo perentoriamente: "Em nome de Cristo, pois, rogamos que vos reconcilieis com Deus." (2 Coríntios 5:19 e 20).

E ainda há pessoas que creem que a prova de que estão a ser guiadas pelo Espírito Santo é falar em línguas estranhas! Olhem só aquilo que elas estão a perder, se ficarem com essa limitada e até errónea compreensão na sua mente!

Para terminar esta reflexão bíblica, gostaria de fazer o seguinte alerta: se você pode reconhecer, de forma sincera e honesta, que o Espírito Santo está a guiá-lo/a na sua vida, então NÃO SE ADMIRE de poder ser mal compreendido/a por outras pessoas (que até podem ser da sua família de sangue e/ou espiritual), ou mesmo veementemente criticado, vituperado, insultado, injuriado e até odiado!

Bem-vindo ao "clube" dos filhos de Deus! Jesus não poderia ter sido mais claro quanto ao que sucede aos verdadeiros filhos de Deus: "Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus. Bem-aventurados sois quando, por Minha causa, vos injuriarem, e vos perseguirem, e, mentindo, disserem todo o mal contra vós. Regozijai-vos e exultai [não por serdes injuriados, perseguidos e alvos de mentiras, mas porquê?] PORQUE É GRANDE O VOSSO GALARDÃO NOS CÉUS; pois assim perseguiram aos profetas que foram antes de vós." (Mateus 5:10-12). "Ai de vós, quando todos vos louvarem! Porque assim procederam seus pais com os falsos profetas." (Lucas 6:26). E os apóstolos Paulo e Pedro disseram: "Ora, todos quantos querem viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos." (2 Timóteo 3:12); "Amados, não estranheis o fogo ardente que surge no meio de vós, destinado a provar-vos, como se alguma coisa extraordinária vos estivesse acontecendo; pelo contrário, alegrai-vos na medida em que sois co-participantes dos sofrimentos de Cristo, para que também, na revelação da Sua glória, vos alegreis exultando. Se, pelo nome de Cristo, sois injuriados, bem-aventurados sois, porque SOBRE VÓS REPOUSA O ESPÍRITO DA GLÓRIA E DE DEUS. Não sofra, porém, nenhum de vós como assassino, ou ladrão, ou malfeitor, ou como quem se intromete em negócios de outrem; mas, se sofrer como cristão, não se envergonhe disso; antes, glorifique a Deus com esse nome." (1 Pedro 4:12-16).

E se, ao testemunhar de Deus e da Sua Verdade a outros, é criticado, injuriado e até odiado, NUNCA CAIA na armadilha satânica de crer que o seu testemunho seja falso, caso ele se fundamente na Palavra de Deus! Apenas creia que o seu testemunho caiu nos ouvidos de pessoas que... NÃO são filhos de Deus: "Quem é de Deus ouve as palavras de Deus; por isso, não Me dais ouvidos, porque NÃO SOIS DE DEUS." (João 8:47)! Isto aconteceu com Jesus, é verdade! Mas Ele, através do Seu apóstolo João, também disse que aconteceria O MESMO com os Seus discípulos: "Nós somos de Deus; aquele que conhece a Deus nos ouve; aquele que não é da parte de Deus não nos ouve. Nisto reconhecemos o espírito da verdade e o espírito do erro." (1 João 4:6).

"Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas" - a TODAS as igrejas: à de Éfeso (Apocalipse 2:1 e 7), à de Esmirna (2:8 e 11), à de Pérgamo (2:12 e 17), à de Tiatira (2:18 e 29), à de Sardes (3:1 e 6), à de Filadélfia (3:7 e 13) e à de Laodiceia (3:14 e 22). Ou seja, NINGUÉM deixará de ser aconselhado, instruído, admoestado e repreendido pelo Espírito do Senhor: "Para onde me ausentarei do Teu Espírito? Para onde fugirei da Tua face? Se subo aos céus, lá estás; se faço a cama no mais profundo abismo, lá estás também; se tomo as asas da alvorada e me detenho nos confins dos mares, ainda lá me haverá de GUIAR a Tua mão, e a Tua destra me susterá. Se eu digo: as trevas, com efeito, me encobrirão, e a luz ao redor de mim se fará noite, até as próprias trevas não te serão escuras: as trevas e a luz são a mesma coisa." (Salmo 139:7-12).

VER FONTE

Sem comentários:

Enviar um comentário