segunda-feira, 25 de abril de 2016

DILEMAS NA VIDA CRISTÃ

Não existe, quanto a mim, NENHUM homem ou mulher que se tenha verdadeiramente convertido ao Senhor Jesus e que, após a sua conversão, não tenha vivido, em maior ou menor grau, alguns DILEMAS (significado de dilema: http://www.priberam.pt/DLPO/dilema) no seu desejo de viver, DE FACTO, uma nova vida em Cristo! Tais dilemas são uma realidade, eu diria, praticamente INEVITÁVEL!

O MAIOR DESEJO de todo aquele ou aquela que se entregou, DE FACTO, a JESUS CRISTO é de fazer (ou colocar em prática na sua vida) a Vontade Soberana do seu Salvador e Senhor! Alguém discorda? Pois bem, e É EXATAMENTE POR ISTO que os dilemas surgem!

Num post que escrevi no passado dia 10 e intitulado "EXAMINE-SE A SI MESMO: SOU EU UM/A FILHO/A DE DEUS?", referi que uma indicação clara de que o Espírito Santo está a conduzir a sua vida, é que surgirá em si o desejo de obediência! Obediência a quê? Obviamente, à Lei de Deus! Daí o apóstolo João ter escrito que "sabemos que O temos conhecido por isto: se guardamos os Seus mandamentos", pois "aquele que diz: Eu O conheço e não guarda os Seus mandamentos é mentiroso, e nele não está a verdade." (1 João 2:3 e 4).

E essa Lei, Jesus a RESUMIU da seguinte forma: "Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todas as tuas forças e de todo o teu entendimento; e: Amarás o teu próximo como a ti mesmo." (Lucas 10:27).

Existem, obviamente, muitos e variados dilemas com os quais nos podemos confrontar, na nossa vida diária, mas creio que todos eles podem, de forma geral, resumir-se a DOIS GRANDES GRUPOS:
1º GRUPO: como poderei eu amar o Senhor de todo o meu coração, de toda a minha alma, de todas as minhas forças e de todo o meu entendimento e, AO MESMO TEMPO, amar o meu próximo como a mim mesmo?

Isto porque surge na mente de muitos a noção (que é obviamente falsa, mas que não deixa, por isso, de incomodar o espírito), de que, se quiserem amar a Deus de todo o seu coração, alma, forças e entendimento, não poderão amar o seu próximo, pois o amor a Deus levar-vos-à inevitavelmente a uma separação com algumas pessoas! Amigo/a, se ainda vive este tipo de dilemas, deixe-me ser claro e frontal consigo: amar o próximo NÃO É o que você, talvez, pensou que fosse ou talvez ainda pensa que é, nomeadamente satisfazer a vontade de determinada pessoa, MAS SIM satisfazer a vontade de Deus!

O apóstolo Paulo, em Romanos 13:8-9, escreveu o seguinte: "quem ama o próximo tem cumprido a lei. Pois isto: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não cobiçarás, e, se há qualquer outro mandamento, tudo nesta palavra se RESUME: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.". Reparou bem?

 O verdadeiro "amor ao próximo" NÃO É baseado em qualquer conceito humano, MAS SIM num conceito divino! Se você, pela Graça e Poder do Senhor, guarda os seis últimos mandamentos da Lei de Deus (assim como os primeiros quatro TAMBÉM!), então VOCÊ AMA VERDADEIRAMENTE O SEU PRÓXIMO COMO A SI MESMO, independentemente do que esse próximo possa pensar de si. O ponto que quero aqui realçar é este: tenha na sua mente um conceito MUITO CLARO do que é o AMOR, pelos critérios divinos, e não por critérios humanos (seus ou de outras pessoas).

2º GRUPO: como poderei eu amar o meu próximo como a mim mesmo e, AO MESMO TEMPO, amar o Senhor de todo o meu coração, de toda a minha alma, de todas as minhas forças e de todo o meu entendimento?

Do outro lado do espectro pode surgir a tentação de pensar que, se eu quiser ser cortês, simpático, agradável e atencioso para com o meu próximo, atendendo a alguns dos seus desejos, então eu entrarei eventualmente em "rota de colisão" com a minha determinação e desejo de amar o Senhor de todo o meu coração, de toda a minha alma, de todas as minhas forças e de todo o meu entendimento! Será que é sempre assim? Felizmente que não é!

A FORMA MAIS EFICAZ de fugir a ambos os dilemas, está, no meu entender, em permanecermos FIRMES na plataforma da obediência a TODOS os mandamentos do Senhor! Muitos vivem, quase de forma permanente, este dilema: será que ao fazer determinada escolha, estou a fazer a Vontade de Deus?

Como conhecer, especificamente, a Vontade de Deus para a MINHA vida?

Eu estou plenamente consciente que a proposta que irei indicar, embora de fácil compreensão intelectual, NÃO É nada fácil de seguir, na prática! Mas é a ÚNICA FORMA de se livrar definitivamente de dilemas absolutamente evitáveis! E a proposta é esta:

Coloque este pensamento na sua mente como uma CERTEZA (ou como uma "âncora" para a sua alma): a Vontade de Deus para si e para mim, está CLARAMENTE REVELADA na sua Lei, os 10 Mandamentos! Já estou a imaginar você a querer dizer-me: e o que é que isso traz de novo para mim?

Pode não trazer nada de novo, e certamente não trará mesmo, mas também não estou aqui para lhe trazer novidades morais e/ou espirituais! Apenas para lhe RELEMBRAR conceitos fundamentais da Palavra de Deus! E um desses conceitos fundamentais é que a Lei de Deus É e DEVE SER a SUPREMA NORMA ÉTICA E MORAL de todas as suas decisões! Por outras palavras: a Lei de Deus é como uma cerca que, longe de limitar a nossa liberdade, pelo contrário, protege essa mesma liberdade! Já esteve nalgum miradouro elevado?

Como se sente se esse miradouro não tiver nenhuma cerca e o abismo estiver mesmo à sua frente?

E como se sente se esse miradouro, diante de um precipício, tiver uma cerca bem construída?

Não se sente MUITO MAIS SEGURO neste último caso?

Certamente que sim! Pois bem, amigo/a, a Lei de Deus é como essa cerca! Proteja-se a si mesmo/a, NUNCA intentando ultrapassar os limites impostos por essa cerca! Se não o fizer, está e estará ABSOLUTAMENTE SEGURO/A, não importa quais sejam as suas "deambulações" dentro do espaço cercado!

Em termos morais e espirituais, a lição é óbvia: faça TUDO o que quiser na vida, sinta-se ABSOLUTAMENTE LIVRE de tomar as decisões que quiser, CONTANTO QUE NUNCA intente ultrapassar os limites da cerca! Ao viver desta forma, poderá ficar com a PLENA CERTEZA de que está a viver a Vontade de Deus EM TUDO! E descanse ou tenha paz, e assim os seus dilemas desaparecerão completamente: "GRANDE PAZ têm os que amam a Tua Lei; para eles não há tropeço [será que um dilema não é um "tropeço" na nossa mente?]." (Salmo 119:165).


VER FONTE

Sem comentários:

Enviar um comentário