quinta-feira, 28 de abril de 2016

CUIDADO E ATENÇÃO PELOS ANIMAIS

Uma das formas de honrarmos o Deus Criador é respeitarmos TUDO o que existe à nossa volta e que foi criado por Ele. A Bíblia, do princípio ao fim, afirma, de forma clara e inequívoca, que Deus é o Criador de TODAS AS COISAS. É o que refere, por exemplo, este versículo: "Só Tu és Senhor; Tu fizeste o céu, o céu dos céus, e todo o seu exército, a terra e tudo quanto nela há, os mares e tudo quanto neles há, e Tu os guardas com vida a todos; e o exército dos céus Te adora." (Neemias 9:6)
Dentre tudo aquilo que foi criado, os animais são certamente criaturas que grandemente alegram a vida do ser humano neste planeta. Pelo menos aqueles que creem em Deus e sabem que Ele é o Criador, têm essa noção na sua mente e, por isso, cuidam e respeitam os animais. É o que nos afirma o texto de Provérbios 12:10: "O justo atenta para a vida dos seus animais, mas o coração dos perversos é cruel."

A verdade contida neste texto bíblico acima citado, pode ser vista no exemplo de dois personagens bíblicos:

- na vida do JUSTO Jacó, que se preocupou com as suas crianças, mas atentou igualmente para a vida dos seus animais: "Porém Jacó lhe disse: Meu senhor sabe que estes meninos são tenros, e tenho comigo ovelhas e vacas de leite; se forçadas a caminhar demais um só dia, morrerão todos os rebanhos. Passe meu senhor adiante do seu servo; eu seguirei guiando-as pouco a pouco, no passo do gado que me vai à frente e no passo dos meninos, até chegar a meu senhor, em Seir." (Génesis 33:13-14);

- na vida do PERVERSO Balaão, que, por isso mesmo, foi cruel para com a sua jumenta, espancando-a por três vezes e querendo, por último, matá-la (ver: Números 22:21-33).

O cuidado e a atenção que o SENHOR quer que tenhamos para com estas Suas criaturas é tão elevado que, no centro da Sua santa Lei, Deus deu indicação para que no Seu santo dia, o Sábado, não só os seres humanos cessassem as suas atividades regulares, mas que os animais também pudessem participar DO MESMO REPOUSO que os seres humanos: "Lembra-te do dia de Sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o Sábado do Senhor teu Deus; NÃO FARÁS NENHUMA OBRA, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, NEM O TEU ANIMAL, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas. Porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o Senhor o dia do Sábado, e o santificou." (Êxodo 20:8-11; minha ênfase em maiúsculas)

A forma como interagimos com os animais, é certamente um GRANDE REVELADOR do nosso caráter, mostrando se pertencemos à categoria dos justos ou dos perversos! E isto é tão verdade para indivíduos, como para grupos de pessoas e sociedades inteiras.

Respeitemos, pois, os animais, mas ACIMA DE TUDO, respeitemos todas as outras criaturas da nossa própria raça (a raça humana), a única raça que foi criada à imagem e à semelhança do Deus Criador (ver: Génesis 1:26-27), MESMO QUE ELES NÃO SEJAM DIGNOS DISSO!

Afinal de contas, não nos ensina a Graça de Deus isso mesmo? Algum de nós é merecedor do Amor e da Misericórdia de Deus? Não, nenhum de nós, razão pela qual nos é dito que só podemos ser salvos pela Graça divina: "Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie;" (Efésios 2:8-9) Mas a Graça de Deus TAMBÉM nos ensina uma outra coisa muito importante: "Porque a graça salvadora de Deus se há manifestado a todos os homens, ensinando-nos que, renunciando à impiedade e às concupiscências mundanas, vivamos neste presente século sóbria, e justa, e piamente, aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do grande Deus e nosso Senhor Jesus Cristo;" (Tito 2:11-13).



VER FONTE

Sem comentários:

Enviar um comentário